Como tornar-se um Nutrólogo


Semanalmente recebo mensagens via instagram, facebook ou por aqui mesmo no site, de profissionais médicos querendo saber o Modus operandi para se tornar um médico especialista em Nutrologia (nutrólogo). Razão: a especialidade desde 2013 está em alta, tendo pouquíssimos profissionais atendendo por planos de saúde, quem dirá no SUS . A grande maioria está no serviço privado. E o que poucos contam é que o mercado saturou muito rapidamente, após 10 anos. 

Segundo o site do Conselho Federal de Medicina, somos 1519 nutrólogos ativos e registrados no Brasil:  https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/

Entretanto alguns estão duplicados. Ou seja, provavelmente temos menos de 1500 nutrólogos no Brasil (número baixo). Já no instagram, provavelmente temos pelo menos 15 mil falsos Nutrólogos. Ou seja, profissionais que se intitulam nutrólogo mas não são. Ou seja, não tem possuem RQE de Nutrologia.

Fazer uma pós-graduação de Nutrologia, mesmo que da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) não dá direito ao médico de se intitular Nutrólogo e nem a prestar a prova de título. Inclusive a própria ABRAN já se posicionou sobre o tema e publicou em seu site: https://abran.org.br/publicacoes/posicionamento/posicionamento-sobre-o-uso-da-nomenclatura-titulacao-associacao-brasileira-de-nutrologia-abran

Do ponto de vista jurídico, aqueles que afirmam ser especialistas naquilo que não são, além de responder processo ético-profissional do Conselho Regional de Medicina, podem também ter que responder civilmente. Já existindo jurisprudência no Brasil para esses casos, conforme divulgado pela mídia no ano passado.

Nutrólogo, Nutrologista (sim a grafia está correta) somente o é, aquele médico que fez a residência de Nutrologia ou tem o título de especialista em Nutrologia. Qualquer coisa fora disso, é aspirante a Nutrólogo ou usurpador de título alheio.

Porém, ter título também não é garantia de competência e qualidade. Há muitos Nutrólogos titulados e que são ruins. Tenho inúmeros afilhados sem título e que provavelmente serão ótimos Nutrólogos quando forem aprovados na prova.

Para se tornar Nutrólogo no Brasil (no presente momento em 20240 só há duas maneiras: 

1) Fazer 2 anos de residência de clínica médica ou 2 anos de clínica cirúrgica, depois fazer 2 anos de residência de Nutrologia. OBS: Nutrologia é uma especialidade clínica e não é de acesso direto.

2) Prestar a prova de título de Nutrologia da ABRAN. https://abran.org.br/educacao/titulo-de-especialista

E quais os pré-requisitos para prestar a prova de título:

1) Ter feito residência de Nutrologia, sendo que, as residências de Nutrologia disponíveis no Brasil (em 2024) são: 

  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (HCFMRP/USP) – Ribeirão Preto – SP há 2 vagas e com 2 anos de duração.
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) – São Paulo – SP há 2 vagas e com 2 anos de duração.
  • Hospital Israel Pinheiro: Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) – Belo Horizonte – MG há 2 vagas e com 2 anos de duração.
  • Hospital de Clínicas – Porto Alegre – RS há 2 vagas sendo 1 para nutrologia do adulto e 1 para Nutrologia pediátrica. Ambas com 2 anos de duração.
  • Hospital Ernesto Dornelles – Porto Alegre – RS há 1 vaga e com 2 anos de duração.
  • UNIFESP – São Paulo – SP há 2 vagas para Nutrologia pediátrica e com 2 anos de duração.
  • IGESP – São Paulo – SP – Há 2 vagas para a residência em Nutrologia do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) – 2 anos de duração. 
  • Hospital Geral Roberto Santos – SESAS – Salvador – BA há 2 vagas e com 2 anos de duração.
  • Hospital Universitário Professor Edgard Santos – Salvador – BA há 2 vagas e com 2 anos de duração.

OU

2) Ter feito estágio de Nutrologia reconhecidos pela ABRAN, com carga horária de 5.760 horas ao longo de 2 anos ( CH: 2.880/anuais).  O serviços credenciados pela ABRAN (em 2024) são:

  • Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) em São Paulo – SP Há 06 vagas e duração de 02 anos. Pré-requisito: 02 anos de formado até a data de início
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) em São Paulo – SP Há 02 vagas e duração de 02 anos. Pré-requisito: Residência de Clínica Médica ou Cirúrgica ou Medicina de família e comunidade.
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (HCFMRP/USP) em RIbeirão Preto – SP Há 02 vagas e duração de 02 anos. Pré-requisito: Qualquer residência prévia, ou título de especialista aprovada pela AMB
  • Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo (BP) – São Paulo – SP Há 04 vagas e duração de 02 anos. Pré-requisito: 02 anos de formado até a data de início
  • IGESP – São Paulo – SP – Há 2 vagas para a Programa de treinamento em Nutrologia do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) – 2 anos de duração. 
  • Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte – MG Há 05 vagas e duração de 02 anos.

OU

3) Comprovar 4 anos de atuação em serviço de Clínica Médica ou Clínica cirúrgica  MAIS 4 anos de atuação em serviço de Nutrologia. Totalizando 8 anos. O Edital de 2023 deixou claro que os períodos não podem se sobrepor. 

Se você, estudante de Medicina ou Médico, que deseja seguir na Nutrologia, a dica que dou é: FAÇA A RESIDÊNCIA. Motivo: ano após ano a ABRAN está mudando o edital da prova de título. A AMB também pode mudar as exigências. Então, a formação padrão-ouro é a residência. 

Não indico nenhuma pós de Nutrologia.

Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo

CRM-GO 13192 | RQE 11915
Telefones: (62) 99233-7973 | 3941-2998 | 3941-2974
Clínica Medicare: Rua 115-H, nº31, Setor Sul, Goiânia - GO

© Copyright 2018 Deltta Tecnologia - Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat