Métodos diagnósticos em Nutrologia


O arsenal propedêutico da Nutrologia além da anamnese e exame físico é composto por outros componentes. Estes auxiliam a fechar o diagnóstico e estratificar (quantificar) a evolução do paciente. Dentre os médicos diagnóstico em Nutrologia temos:


Fita métrica
: para verificar a medida das circunferências: abdominal, cintura, panturrilha, braço, pescoço. É uma ferramenta barata, facílimo acesso e manejo. Serve principalmente para acompanhar os processos de emagrecimento. Tenho no consultório.


Balança digital
: para quantificar o peso do paciente. É importante salientar que peso é um somatório de massa magra, massa gorda, água corporal. Ou seja, sofre inúmeras variações, não refletindo 100% o emagrecimento ou ganho de massa. Sempre oriento os pacientes a não ficarem obcecados com peso de balança. É uma ferramenta útil, mas que sofre interferências. Tenho no consultório.

Estadiômetro: geralmente acoplados à balança, serve para estratificar a altura do paciente. Com isso calculamos o índice de massa corporal (IMC). Tenho no consultório.

Adipômetro ou plicômetro: é um compasso que deve ser manuseado com a mão direita e com a mão esquerda pinçamos o tecido subcutâneo entre o polegar e o indicador, cuidando para o músculo não seja pinçado junto, na dúvida solicita-se uma leve contração e posterior relaxamento do músculo. As extremidades do compasso são ajustadas perpendicularmente à prega a uma distância de aproximadamente 1 cm do ponto onde a prega foi pinçada, aguarda-se dois segundos antes de efetuar a leitura. Tem a finalidade de determinar através de equações o percentual de massa magra e massa gorda do paciente. É um método barato, porém exige experiência. Tenho no consultório, mas raramente faço, deixo para o meu Nutricionista utilizar na avaliação física dos pacientes.


Bioimpedância
: aparelho que emite uma corrente elétrica e essa corrente sofre um impedindo em cada tipo de tecido do corpo. Ou seja, sofre uma resistência à medida que passa pelo tecido ósseo, pelo gorduroso, pelo muscular. Um software lê os dados encontrados e fornece o percentual de massa magra, massa gorda, taxa metabólica basal. Tenho a bioimpedância da InBody-120 no consultório. Vários planos de saúde cobrem (Unimed por exemplo) e não tem porquê eu cobrar o exame do paciente se ele pode fazer pelo plano. Na clínica quem realiza o exame é o meu nutricionista. O mesmo tem expertise no assunto justamente por ser Nutricionista e formado em Educação física.


DEXA (Dual Energy X-Ray Absorptiometry):
é um aparelho de densitometria óssea, que fornece dados para um software e ele através de equações emite um laudo com o percentual de massa magra e massa gorda do paciente. Os compartimentos corporais são medidos pelo densitômetro, que traduz para porcentagens as imagens obtidas por um tipo especial de raio x dos diferentes compartimentos do corpo: tecido ósseo, muscular, de gordura e fluidos. Considerado o padrão-ouro para análise corporal. É um aparelho caro e poucas clínicas fazem. Alguns planos cobrem. Não tenho o aparelho no consultório.


Calorimetria indireta:
aparelho que capta a quantidade de CO2 eliminada e o volume de O2 consumido, em repouso e durante um intervalo de tempo. Com isso consegue-se estimar qual a taxa metabólica de repouso ou basal do paciente, além de saber quais substratos estão sendo utilizados: mais carboidrato, mais gordura ou mais proteína. Aparelho de custo alto e pouquíssimos estabelecimentos o fazem. Solicito muito para pacientes com dificuldade de emagrecimento. Ultimamente em Goiânia não sei quais estabelecimentos estão realizando o exame.


Dinamometria:
aparelho que consegue mensurar a força dos pacientes nas mãos e com isso estima-se de forma indireta a força muscular global do paciente. Exame barato e o aparelho com custo acessível. Serve para acompanhar principalmente pacientes que desejam ganhar massa magra e força muscular. Tenho no consultório.


Ergoespirometria: teste de esforço cardiopulmonar ou ergoespirometria é um método não invasiv0 que mede a capacidade do corpo de realizar as trocas gasosas, dando uma avaliação objetiva da capacidade e ou/ limitação ao exercício físico. Esta análise por sistemas computadorizados extremamente precisos e em tempo real, é realizada através do registro de importantes variáveis metabólicas e respiratórias. Com isso o médio consegue direcionar o treino ideal para o paciente. Em qual frequência cardíaca ele deve treinar para queimar mais gordura. Em qual zona ele deve treinar para melhorar o condicionamento cardiopulmonar. É um aparelho de custo alto e que não temos na clínica. Em Goiânia
Exames laboratoriais: todos os exames laboratoriais podem ser solicitados pelo médico nutrólogo, em especial as vitaminas, minerais, hormônios. A maioria dos exames os planos dão cobertura, independente do médico ser credenciado ou não ao plano.

Outros: Exames de imagem, teste ergométrico, holter, MAPA, polissonografia, endoscopia, impedâncio phmetria.

Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo

CRM-GO 13192 | RQE 11915
Telefones: (62) 99233-7973 | 3941-2998 | 3941-2974
Clínica Medicare: Rua 115-H, nº31, Setor Sul, Goiânia - GO

© Copyright 2018 Deltta Tecnologia - Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat