Ambos são médicos e possuem algumas áreas de tratamento em comum, mas em sua essência são diferentes.
Primeira diferença: a formação: Para fazer endocrinologia, o médico deve antes fazer a residência de clínica médica, como pré-requisito. Já a Nutrologia o pré-requisito é residência de clínica médica ou cirurgia geral. O tempo de residência de ambos é o mesmo: 2 anos.
Segunda diferença: a matéria estudada: Enquanto o foco do endocrinologista são distúrbios glandulares (hormonais), o do Nutrólogo são as doenças nutricionais, ou seja, qualquer doença que pode ter como fator etiológico alterações na ingestão de nutrientes. Porém muitas vezes as doenças coincidem, como por exemplo: no caso da obesidade, osteoporose, dislipidemias, síndrome metabólica, acompanhamento pré e pós cirurgia bariátrica, diabetes mellitus. Ambos tratam.
Terceira diferença: o foco do tratamento: O endocrinologista tem uma formação um pouco mais superficial no que tange a parte nutricional, sendo esta, uma função pertencente ao Nutrólogo. Fazer inquérito alimentar, avaliar déficits nutricionais, orientar hábitos saudáveis de vida e se necessário dieta são algumas das condutas nutrológicas. O Nutrólogo pode e deve investigar distúrbios glandulares, porém a competência do tratamento cabe ao endocrinologista. O endocrinologista pode e deve pedir vitaminas e minerais, mas quem tem mais competência para manejá-las, compreender as interações entre nutrientes-nutrientes, fármaco-nutrientes é o nutrólogo.