Ambos são médicos e dentro da Nutrologia há uma sub-área que é a nutrologia esportiva. Mas afinal, o que faz um médico do esporte? O que faz um nutrólogo? Como as especialidades interagem?
Primeira diferença: a formação: Para fazer a residência de Nutrologia, antes deve-se fazer uma residência de clínica médica ou cirurgia geral. A residência de Nutrologia dura 2 anos. Já a de Medicina do Esporte tem duração de 3 anos e não há pré-requisitos para entrar.
Segunda diferença: a matéria estudada: Enquanto o foco na Nutrologia são as doenças nutricionais, ou seja, qualquer doença que pode ter como fator etiológico alterações na ingestão de nutrientes. Na Medicina do esporte e do exercício o foco é a atividade física, situações que podem atrapalhar a execução de qualquer exercício: osteoporose, sarcopenia, baixa capacidade cardiopulmonar. O Médico do Esporte tem grande parte de sua formação nas áreas de cardiologia (como avaliação pré-participação e condutas de urgência e emergência) e de ortopedia não cirúrgica. Ambos orientam hábitos saudáveis de vida, prática regular de atividade física, mas o Nutrólogo está mais habilitado para o manejo nutricional. Ambos podem fazer pós-graduação em Nutrologia esportiva ou Nutrição esportiva e com isso manejar aspectos nutricionais de quem pratica atividade física.
Terceira diferença: o foco do tratamento: O Médico do Esporte tem uma formação mais superficial no que tange a parte nutricional, sendo esta, uma função pertencente ao Nutrólogo. Fazer inquérito alimentar, avaliar déficits nutricionais, orientar hábitos saudáveis de vida e se necessário dieta são algumas das condutas nutrológicas. O Nutrólogo pode acompanhar o atleta ou praticante de atividade física, mas quem tem mais competência e experiência em compreender o universo do exercício físico é o Médico do Esporte.
Caso seja praticante de atividade física e deseja fazer um check up Nutrológico (dosagem de nutrientes, pesquisa de intoxicação por metais tóxicos), talvez eu possa te auxiliar. Agende uma consulta. Fone: (62) 99233-7973 (whatsApp).
Eu, Dr. Frederico Lobo mesmo sendo nutrólogo não trabalho com hipertrofia muscular e melhora de performance, entretanto o meu nutricionista (Rodrigo Lamonier, tem pós-graduação em Nutrição Clínica, Esportiva e está o último período de Educação física) possui muita experiência nesses casos. E é avesso a utilização de anabolizantes e substâncias proibidas.