Currículo


Meu nome é Frederico Lobo, sou médico Nutrólogo (CRM-GO 13.192, RQE 11915) , professor de Nutrologia e escritor.  Atuo em Goiânia-GO e em Joinville-SC.

Nasci em Goiânia – GO e desde a adolescência já manifestava interesse por Nutrição, Bioquímica, Fitoterapia, Acupuntura, práticas integrativas e complementares. Acabei seguindo a sina da família, que é composta  por mais de 40 médicos. Meu pai era reumatologista, escritor e professor universitário, então acredito que a genética tenha um peso muito importante nas minhas escolhas.

GRADUAÇÃO E PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Em 2002 iniciei a graduação em Medicina e já no terceiro ano da graduação decidi que faria algo relacionado à alimentação e metabolismo. Sendo assim do terceiro ano em diante a minha formação foi focada principalmente em clínica médica e bioquímica nutricional. Toda a minha produção bibliográfica está disposta no no meu currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1435506013189699

Durante a graduação, criamos um grupo de produção de artigos e de trabalhos para serem apresentados em Congressos. Além disso auxiliei na criação de uma ONG (Atitude certa), idealizada por um professor de Patologia (Dr. José Geraldo Rigotti di Faria), a qual tinha como objetivo levar educação em saúde (via palestras) para a rede municipal de ensino da cidade de Araguaína – TO.

Fui monitor da Disciplina de Patologia durante 4 semestres e executei projetos de Extensão e Pesquisa. Nesta época percebi que tinha vocação para a docência e que no futuro provavelmente faria Mestrado e Doutorado. Plano que espero em breve realizar. Dar aula, principalmente para graduandos de medicina me deixa feliz e com sensação de cumprimento do meu propósito. Aprendi com esse professor sobre algo que me move: senso de legado.

ATUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA E PÓS-GRADUAÇÕES

Após a graduação decidi que ficaria um ano (2008) morando em Alto Paraíso de Goiás (Chapada dos Veadeiros). Assumi um dos programas de Saúde da Família (ESF) e era plantonista no Hospital Municipal. A prefeitura fez convênio com a rádio local e semanalmente conversava com o locutor da rádio sobre algum tema de saúde. Além disso levei as palestras da ONG Atitude Certa para as escolas da cidade. Durante o ano que fiquei em Alto Paraíso me aprofundei nos estudos de fitoterapia, nutrologia, práticas integrativas principalmente pelo convívio com a população local.

Dezembro dquele ano retornei para Goiânia e fiquei até final de 2014 atuando na Estratégia de Saúde da Família de Aparecida de Goiânia, onde sou concursado até hoje.

CONSULTÓRIO, CONCURSO PÚBLICO E NOVA PÓS-GRADUAÇÃO

Em 2012 criei junto à nutricionista Carol Morais a Clínica de Ecologia Médica e Nutricional em Goiânia. Iniciei o curso de Aperfeiçoamento em Bioquímica de nutrientes aplicada à clínica com o professor Henry Okigami.

No ano de 2012 prestei o concurso da Prefeitura municipal de Aparecida de Goiânia, fui aprovado. Permaneci lotado na ESF até 2014.

Final de 2013 matriculei-me na pós-graduação de Nutrologia da ABRAN (chancelada pela Santa Casa de São Paulo – SP). Final de 2014 negociei com a prefeitura de Aparecida de Goiânia o meu remanejamento (como médico concursado) para o Ambulatório de Nutrologia no Centro de Atendimento Ambulatorial. Serviço que já existia e estava há 2 anos sem médico, o que gerava uma sobrecarga do serviço de Endocrinologia e o de Nutrição.

Em outubro de 2014 iniciei um movimento denominado Nutrologia Brasil que tem como objetivo reunir profissionais éticos e sérios que atuam em Nutrologia, visto que a imagem da mesma foi totalmente deturpada por alguns praticantes. Praticantes estes que muitas vezes não são nutrólogos.

Sempre saliento que Nutrologia não é sinônimo de Modulação Hormonal, nem de Medicina Integrativa, muito menos de Ortomolecular.

A nutrologia é uma ciência médica, com bases sólidas e calcada em conhecimentos de bioquímica nutricional e clínica médica. Ciência esta que surgiu no Brasil muito antes da própria Nutrição. Sendo reconhecida como especialidade médica em 1978, porém desde a década de 50 alguns médicos já atuavam na área.

AMBULATÓRIO DE NUTROLOGIA

Janeiro de 2015 assumi o ambulatório de Nutrologia e criei o serviço de Nutrição e Nutrologia do Centro de atendimento ambulatorial. Uma verdadeira escola para o aprendizado da Nutrologia. Não existe melhor escola para formar um nutrólogo que o SUS. Por isso estimulo todos meus afilhados a assumirem ambulatórios no SUS.

Nessa época sempre deixei claro para os meus pacientes e colegas de trabalho, que ainda não era nutrólogo. Só após ser aprovado na prova de título que poderia me intitular Nutrólogo. Realizava atendimento de doenças nutricionais. o contrário do que alguns pensam, o código de ética médica permite o médico atuar na área que desejar, porém só pode se intitular especialista caso tenha feito a residência ou tenha sido aprovado na prova de título de especialista (meu caso).

Nosso ambulatório conta com atendimento diário de duas nutricionistas (Dra. Franciele Martins e Dra. Arielly e Dr. Herick Guimarães) além dos meus atendimentos em Nutrologia dois dias na semana. Somos o único ambulatório de Nutrologia do Centro-Oeste e tenho uma média de 60 pacientes atendidos semanalmente.

Ainda em 2015 fiz o curso de Aperfeiçoamento em Professional Nutrition Coaching com a Nutricionista Isis Moreira (que foi minha afilhada e colega de atendimento em Brasília), além de ter estudado a fundo técnicas de Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento da Obesidade e transtornos alimentares.

No mesmo período decidi conhecer um pouco mais sobre Nutrição Comportamental, o que ampliou meus horizontes na Nutrologia, mostrando uma outra visão da relação homem/alimentação.

Janeiro de 2016 iniciei meu novo consultório na Clínica Medicare, onde estou até o momento.

Dediquei-me por quase 3 anos a me preparar para a prova de título de Nutrologia. A qual prestei em 13/12/2017 e fui aprovado com 74,7%, em um concurso no qual a aprovação gira em torno de 20%.

Em 2018 criei o Menutro, que é um programa especializado em preparar médicos para a prova de título de Nutrologia. Além disso passei a produzir e vender e-books ensinando médicos a como começar a atuar na Nutrologia de forma ética e baseada em ciência. Criei o site do Menutro: www.provadetitulodenutrologia.com.br

ATUALIDADE

Atualmente divido meu tempo entre:

  1. Ambulatório de Nutrologia no SUS,
  2. Consultório particular na Clínica Medicare em Goiânia
  3. Consultório particular em Joinville
  4. Coordenação da parte científica do Movimento Nutrologia Brasil, composto por 150 médicos nutrólogos.
  5. Comissão científica do Ganepão
  6. Coordenação do Curso de Nutrologia para acadêmicos de Medicina

Além disso tenho mais de 25 afilhados na Nutrologia, os quais gratuitamente dou direcionamento, discuto casos, produzo artigos.

VISÃO DE MUNDO, MISSÃO

Após mais de 24 anos de psicoterapia, em 2021 tive alguns insights e percebi que tenho algumas missões na vida.

A primeira delas é ensinar. Hoje reconheço que sou um bom “passador de conhecimento” e isso faz meu coração vibrar. Não é a toa que tenho mais de 20 afilhados na Medicina, 3 de sangue e 16 sobrinhos. Passar informação é uma forma de facilitar a jornada das pessoas, alavancar carreiras, fomentar princípios éticos, semear virtudes. Então da hora que desperto a hora que deito, tento aprender para poder ensinar. Quanto mais aprendo, mais quero passar a informação para frente, pois quanto mais ensino, mais meus afilhados poderão auxiliar outras pessoas. Assim o círculo virtuoso se perpetua.

A segunda missão é cuidar das pessoas que me procuram. Quanto mais cuido, mais os meus pacientes podem ter uma vida melhor e assim conseguem desempenhar cada um o seu papel no mundo. Ensino meus afilhados a atenderem os pacientes da mesma forma que eu atendo, com isso amplifico de forma indireta a minha missão de cuidar de seres humanos. O sucesso dos meus pacientes é o meu sucesso. Poder servir é uma dádiva.

Terceira missão é auxiliar o máximo de pessoas que eu puder, ao longo da minha vida. Sendo que esse auxílio não precisa ser necessariamente na Medicina. Aproveito os mais de 20 anos de terapia para dar apoio emocional para quem solicita. Utilizo a gama de cursos de autoconhecimento que fiz ao longo da vida para auxiliar e dar um direcionamento na vida dessas pessoas. Caridade vai muito além de contribuição financeira. Aliás, contribuição financeira é apenas uma das múltiplas formas  de se praticar a caridade e lutar por um mundo melhor, menos inóspito, mais acolhedor. Presido um grupo filantrópico que auxilia população de rua e no momento estou escrevendo um livro sobre essa experiência.

Vejo como uma quarta missão o atendimento a pessoas menos favorecidas. Acredito eu que todo médico deva dar algum tipo de contribuição social (essa é minha visão, respeito as outras).

A vida é muito mais ampla que conquistas materiais, obtenção de títulos. Sendo assim, jamais quero deixar de atender no SUS, pois é algo que me faz bem.

Obs: Todas as informações citadas acima estão dispostas em ordem cronológica no meu currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1435506013189699

Outras áreas do meu interesse:

  • Psicologia
  • Meditação, Mindufulness, Mindful eating
  • Acupunturiatria
  • Permacultura, Agroecologia
  • Filosofia
  • Antropologia
  • Gastronomia e gastrofísica

Meus sites e redes sociais caso queira conhecer:

Blog: Ecologia médica – http://www.ecologiamedica.net
Site: Nutrólogo Joinvillehttp://www.nutrologojoinville.com.br
Blog Nutrologia Brasil – http://www.movimentonutrologiabrasil.com.br
Instagram: @drfredericolobo
Facebook: Dr. Frederico Lobo
YouTube: Dr. Frederico Lobo
MENUTRO – Programa de Mentoria preparatória para a Prova de Título de Nutrologia – http://www.provadetitulodenutrologia.com.br

Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo

CRM-GO 13192 | RQE 11915
Telefones: (62) 99233-7973 | 3941-2998 | 3941-2974
Clínica Medicare: Rua 115-H, nº31, Setor Sul, Goiânia - GO

© Copyright 2018 Deltta Tecnologia - Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat