Conceito de check-up nutrológico
Denomina-se de check-up nutrológico a avalição médica que visa detectar se:
Como se faz?
Não existe um único exame que determine, com certeza, qual o status nutrológico do paciente. Por isso, é utilizado mais de um método de avaliação com o objetivo de chegar a um dos dois diagnósticos nutricionais: eutrofia (nutrição adequada) e desnutrição (subnutrição ou supernutrição).
Os métodos utilizados por mim são:
Inquérito alimentar: uma pesquisa sobre os hábitos de ingestão alimentar do paciente. No consultório coleto através de um recordatório alimentar de 7 dias, por mim desenvolvido, no qual levo alguns fatores em conta:Horário das refeiçõesNúmero de refeições no diaQuantidade ingeridaQualidade do que foi ingeridoNível de saciedade que a refeição proporcionaNível de satisfação que a refeição proporcionaSe durante a ingesta o paciente apresentou algum sentimento e/ou sensação importanteSe após a ingestão o paciente teve algum sintoma intestinal ou extra-intestinal
+
Avaliação quantitativa : que consiste em estimar as necessidades energéticas básicas do paciente. No meu caso o meu nutricionista que aplica as fórmulas e compara com o inquérito alimentar. Quantas kcal o paciente precisa para sobreviver ou atingir o que deseja (emagrecer, ganhar peso); quantas kcal em média o paciente gasta por dia (gasto energético total)Nessa avaliação fazemos cálculos a respeito da ingestão de nutrientes, para assim balancear a quantidade dos componentes dos alimentos ingeridos, como carboidratos, proteínas e gorduras. Esse paciente consegue bater uma meta proteica para o seu caso? Esse paciente tem ingestão alta de gordura saturada? Ele consegue bater a meta de 35g de fibra por dia devido a sua doença de base (ex. constipação).
+
Exame físico nutrológico: nos permite detectar sinais de carências ou excessos nutricionais. Verificamos saturação, frequência cardíaca, pressão arterial, força de preensão palmar, peso, altura, índice de massa corporal, circunferência abdominal, cintura, dobras cutâneas, circunferência da panturrilha. Cabelos, unhas, língua, pele, palpação da tireoide, ausculta pulmonar/cardíaca, exame do abdome, checagem de pulsos, verificamos presença de edemas, crepitações nas articulações.
+
Avaliação laboratorial: que deve levar em consideração os dados obtidos no inquérito alimentar, combinados com dados da anamnese, exame físico. Fazemos então a solicitação de exames complementares para confirmar nossas suspeitas.
Com qual frequência fazer?
Dependerá de cada caso. Tem paciente que faz duas vezes ao ano, outros fazem uma vez/ano. Outros voltam de 3 em 3 meses. Dependerá do quadro clínico. O paciente é portador de alguma doença? O paciente não tem queixas e nem foi detectada alguma alteração?
Quando fazer?
Em qualquer fase da vida:
Todas as fases do ciclo da vida merecem atenção, já que cada uma dela tem particularidades.
Quem realiza?
Pode ser realizado por qualquer médico, porém o médico especialista em nutrientes é o médico Nutrólogo. Ou seja, aquele que fez residência de Nutrologia ou tem o Registro de qualificação de especialista (RQE) em Nutrologia.
O médico pode solicitar os exames previamente à consulta de check-up nutrológico?
Não, isso não existe. O exame é complementar à anamnese e avaliação física. Configurando uma infração ética. Já abordei esse tema aqui no blog em um texto que escrevi com uma amiga nutróloga e conselheira do CRM-ES. http://www.ecologiamedica.net/2020/05/por-que-e-errada-solicitacao-de-exames.html
Autor: Dr. Frederico Lobo – Médico Nutrólogo – CRM-GO 13192 – RQE 11915