A SBEM Nacional vem se posicionando há muito tempo em relação ao uso inadequado dos esteroides anabolizantes. São inúmeras preocupações dos especialistas em relação à segurança do seu uso a longo prazo para fins de ganho de desempenho no esporte amador, estéticos ou como agentes anti-envelhecimento, justificando a proibição de seu uso pelo Conselho Federal de Medicina, através da Resolução no 1999/2012.
O uso dos EAS por atletas de competição, por exemplo, é proibido pelo Comitê Olímpico Internacional desde a década de 1970.
Nesse novo posicionamento da SBEM Nacional estão alertas importantes em relação a efeitos colaterais, dosagens e reforça a importância de ter cuidado com publicações nas redes sociais, sem nenhuma comprovação científica.
A Sociedade, diante de tantas evidências científicas e do grave problema de saúde pública, vem cobrar, através deste posicionamento, atitudes urgentes das autoridades competentes, com a adoção de medidas mais efetivas no intuito de coibir e vedar o uso anti-ético, off label e ilegal de EAS.
Os especialistas reforçam a necessidade de regulamentação e controle da prescrição médica dessas substâncias, preservando os tratamentos previstos para as indicações que são amplamente estabelecidos na literatura médica.
Link do Posicionamento: https://www.endocrino.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Posicionamento-da-SBEM-Anabolizantes.docx.pdf
Fonte:https://www.endocrino.org.br/noticias/posicionamento-uso-de-esteroides-anabolizantes/