Ao longo de quase 15 anos de consultório percebi que tenho um público bem peculiar. A grande maioria dos meus pacientes são “naturebas” e as hipóteses que levanto para isso são diversas.
Relutei em escrever esse artigo pois talvez não saberia as palavras corretas para expressar o que sinto, porém, percebo que chegou a hora. Então senta que lá vem verdades difíceis de se engolir.
Ninguém é melhor/superior porque não faz uso de uma medicação alopática. Ninguém é superior/melhor porque faz uso de suplementos.
Confuso? Não se eu explicar o contexto…
É de praxe meus pacientes por serem “mais naturebas” acreditarem que quem faz uso de medicações alopáticas estão intoxicados com substâncias estranhas ao nosso corpo. Como se estivessem intoxicados com drogas. Mero julgamento preconceituoso.
O engraçado é que esses mesmos pacientes acreditam que por estarem utilizando suplementos (em sua maioria por autosuplementação) estão mais saudáveis e livres de substâncias químicas no corpo. Ledo engano. Mais uma fez, mero julgamento preconceituoso e dessa vez acrescento: ignorante.
As pessoas esquecem que:
Sendo assim, caro leitor natureba, não se iluda achando que é superior por que faz uso de vários suplementos.
O ideal mesmo é que consigamos adquirir todos os nutrientes pela alimentação ou que se quando utilizarmos fórmulas, que seja com o mínimo de substâncias adicionadas ao produto. Resumindo, o produto mais limpo possível.
Autor: Dr. Frederico Lobo – Médico Nutrólogo – CRM-13192, RQE 11915