Como tudo começou ?
Em 2010 quando comecei o consultório percebi que não conseguiria passar todas as informações necessárias para os pacientes apenas dentro da consulta/retorno. Então criei um pacote com textos aqui do Blog (sim, o Blog existe desde 2010).
Enviava esse pacote para todos os pacientes. Até que em 2011 já atendendo em Brasília, a Isis Moreira (@moreira.isis) a nutricionista que trabalhava comigo me sugeriu criar um e-book. Então elaborei a primeira edição do E-book de hábitos saudáveis de vida. Posteriormente fui escrevendo novos e-books e atualizando o conteúdo dos antigos.
Em 2014 comecei a estudar para a prova de título de Nutrologia. Sempre gostei de estudar fazendo resumo e elaborando questões. Gosto tanto de resumos que tenho meus resumos de faculdade encadernados e ocupando um grande espaço da minha biblioteca.
2015 e 2016 fui criando resumos (flashcards) pra memorizar tudo que tinha estudado e em 2017 disparei a fazer muitos flashcards, já que a matéria é muito extensa. Por fim acabei elaborando um grande banco de questões.
Prestes a ser aprovado na prova, um amigo muito sábio e experiente me disse: “-Já pensou em vender esses materiais, com senha criptografada?”.
Eu tinha pensado nisso mas parecia algo muito difícil de fazer. Então ele sugeriu que primeiro que escrevesse um e-book contando qual foi a Metodologia que utilizei para passar bem colocado na prova. Daí nasceu o e-book: Metodologia de estudos para a prova de título de Nutrologia. A Isis então disse: atualize anualmente. Assim tenho feito. O e-book foi um sucesso de vendas e então tomei coragem de transformar os flashcards e banco de questões em um PDF com senha.
Fiz inúmeras vendas e acabei conhecendo a Dra. Amanda Weberling. Ela tinha acabado a residência de Nutrologia na USP mas queria ter o título de Nutrologia, mesmo não precisando. Comprou meu material e posteriormente a convidei para ser minha sócia nas vendas. Ela atualizou boa parte dos flashcards e me ajudou a ampliar o banco de questões.
Nessa mesma época criamos o MENUTRO, que é um programa de mentoria preparatório para a prova de título. Com duração de 12 meses. Foi um sucesso, alto índice de aprovação.
Meses antes a Isis Moreira me sugeriu: o que você acha de preparar um e-book ensinando o beabá da Nutrologia. Explicando o que é a Nutrologia, como iniciar a jornada, começar consultório e etç. Pensei: dificilmente alguém pagará por um e-book assim. Eu me enganei e hoje o Tô na Nutro é um sucesso de vendas. A grande maioria dos meus afilhados foram no começo clientes e que posteriormente se tornaram amigos e me auxiliam muito. Aprendo muito ensinando-os. Discutindo casos clínicos.
Em 2019 repetimos a mentoria e novamente foi um sucesso, várias aprovações e muitas vendas de e-books.
Em 2020 encerramos a mentoria paga e fizemos gratuitamente para alguns afilhados. Deixei a venda dos flashcards e questões com a Amanda e fiquei cuidando apenas dos e-books.
Em 2021 atualizei o e-book: Metodologia de estudo para a prova de título, o Tô na Nutro e agora e criei o e-book: Quero ser Nutrólogo. Um e-book voltado para acadêmicos de Medicina.
Além disso escrevi inúmeros outros e-books durante a pandemia.
Abaixo a lista dos e-books e o que tem em cada um deles.
Apadrinhamento
Durante a faculdade um professor de Patologia (Dr. José Rigotti di Faria) criou um projeto denominado: “Projeto afilhado” que consistia em veteranos adotarem calouros. Como eu era monitor de patologia, acabei adotando logo cinco e a lista foi só aumentando.
Já na Nutrologia a idéia de apadrinhamento surgiu de forma despretensiosa durante a Mentoria para a prova de título. Como acompanhei durante vários meses vários mentorandos e amigos, acabei criando vínculo e desenvolvendo uma relação paternal.
Percebi que eu saia ganhando pois tinha que estudar para sanar as dúvidas deles e percebi que adotando médicos poderia evitar que eles seguissem caminhos tortuosos dentro da Nutrologia. Tirei vários do “dark side” e eles são muito gratos por isso.
Por fim acabei percebendo que quando se auxilia alguém, o universo te manda em dobro. Quando se auxilia um outro médico, você amplifica a sua capacidade de auxiliar o mundo, pois esse médico estará auxiliando outras pessoas com o seu ensinamento. Então sempre frisei para os afilhados: ajudem outros, só assim o mundo transforma.
O sol nasceu para todos. Cada profissional tem um jeito particular de atender e receberá justamente os pacientes que ele merece.
Então semestralmente abro vagas para estudantes de Medicina e para Médicos que querem trilhar o caminho da Nutrologia. Um dos pré-requisitos é adquirir algum dos e-books e eu aplicar um questionário longo para conhecer melhor a índole da pessoa.
No momento meus afilhados são: