Movimento Nutrologia Brasil


Fundado em 24/10/2014 pelo médico Nutrólogo Dr. Frederico Lobo, inicialmente era apenas um grupo de whatsApp que visava reunir alunos do Curso Nacional de Nutrologia (CNNUTRO) da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Com o passar dos anos o movimento foi crescendo e reunindo cada vez mais médicos com ideais parecidos:

  • Luta árdua e intensa pela moralização da especialidade, ao no depararmos com o preconceito que os demais médicos possuem com a Nutrologia;
  • Combate a práticas não reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela ABRAN, práticas estas que muitos médicos utilizam e induzem os pacientes a acreditarem que fazem parte da Nutrologia;
  • Divulgação da especialidade para profissionais da área da saúde e para leigos, com a finalidade de esclarecer o que é a real Nutrologia ensinada pela ABRAN.
  • Educação continuada através de aulas online, ministradas pelos próprios membros do movimento, a fim de trocar experiência clínica e auxílio mútuo entre os participantes.
  • Necessidade de levar aos acadêmicos de Medicina a verdadeira Nutrologia, visto que a maioria das faculdades ainda não possuem o ensino da Nutrologia na grade.

No momento o movimento conta com 185 profissionais médicos, a maioria médicos titulados em Nutrologia, Coordenadores de residências de Nutrologia, pós-graduações, professores e speakers. O movimento conta com 5 frentes de atuação:

  • Grupo Nutrologia Brasil no WhatsApp
  • Grupo Nutrologia Brasil (acad) no WhatsApp
  • Grupo NUTRO PDFs no Telegram, para compartilhamento de artigos
  • Curso de Nutrologia para acadêmicos de Medicina – Online e com duração de 2 anos. 100% gratuito
  • Instagram: @nutrologiabrasil e @cursodenutrologia

O que nós médicos do movimento Nutrologia Brasil defendemos:

1) O combate a práticas proibidas pelo Conselho Federal de Medicina: Exemplo Terapia antienvelhecimento, modulação hormonal.
2) A não prescrição de Dieta HCG para fins de emagrecimento.
3) A não aprovação da prescrição de hormônios para fins estéticos ou para situações em que não há respaldo na literatura. O uso de hormônios devem ser feito somente quando há real déficit laboratorial.
4) A não prescrição de Implantes hormonais, assim como de soroterapia fora do contexto da terapia nutricional enteral e parenteral.
5) A não publicação de antes e depois de pacientes em redes sociais.
6) A solicitação racional e bem indicada de exames laboratoriais. Sem conchavos com laboratórios.
7) Manutenção dos princípios éticos e morais ensinados pelos pioneiros da Nutrologia no Brasil.
8) Que a responsável pela especialidade no Brasil é a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)

E considerando que, 
1) Segundo parecer recente da Associação Brasileira de Nutrologia: a prática de modulação hormonal não faz parte do rol de procedimentos Nutrológicos. http://abran.org.br/2018/03/04/posicionamento-sobre-a-modulacao-hormonal/
2) A própria ABRAN já se posicionou que algumas práticas não fazem parte do rol de procedimentos Nutrológicos:https://abran.org.br/2018/03/14/rol-de-procedimentos/
3) segundo decisão recente do Tribunal Regional Federal 5: a justiça reconhece a resolução do Conselho Federal de Medicina que proíbe a Prática de Modulação hormonal: https://www.endocrino.org.br/terapias-hormonais-trf5-reconhece-resolucao-do-cfm/

Tais práticas não são endossadas pelo movimento Nutrologia Brasil.

Para o médico adentrar ao movimento Nutrologia Brasil ele deve:
1) Preferencialmente ser titulado ou ter feito residência de Nutrologia.
2) Concordar com os ideais defendidos pelo movimento.
3) Ser indicado por 3 profissionais que são membros do movimento.

www.movimentonutrologiabrasil.com.br

Att

Dr. Frederico Lobo – Médico Nutrólogo 
CRM-GO 13.192 | RQE 11.915
CRM-SC 32.949 | RQE 22.416 

Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo

CRM-GO 13192 | RQE 11915
Telefones: (62) 99233-7973 | 3941-2998 | 3941-2974
Clínica Medicare: Rua 115-H, nº31, Setor Sul, Goiânia - GO

© Copyright 2018 Deltta Tecnologia - Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat