Muitas pessoas acreditam – principalmente na #nutrição #esportiva – que quanto maior o #consumo de proteínas, melhores seriam os #resultados nutricionais.
No entanto, esse é um grande EQUÍVOCO, uma vez que o consumo excessivo apenas fará com que você desvie as proteínas para produção/armazenamento de #energia e faça um xixi mais caro.
Os estudos demonstram que a depender da idade, objetivo, individualidades clínicas e hábitos alimentares em geral, a recomendação proteica pode variar de 1.2 a 2.4g/kg/peso por dia.
O consumo além dessas quantidades não trazem nenhum resultado adicional e pode até atrapalhar os seus resultados, principalmente pelo fato de o metabolismo das proteínas demandar um pouco mais de “esforço” e gasto de energia do nosso organismo, quando comparado aos outros nutrientes.
Portanto, não precisa ficar tão preocupado em colocar proteínas de forma exagerada durante todo o dia no seu plano alimentar. Inclusive, não fique gastando rios de dinheiro em suplementos proteicos sem planejamento.
Procure um Nutricionista para te auxiliar na quantidade ideal, no timing das refeições/proteínas e no uso apenas de suplementos que realmente sejam efetivos (quando necessários).
Seus resultados provavelmente serão muito melhores e mais baratos.
Autor: Rodrigo Lamonier – Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores:
Dr, Frederico Lobo – Médico Nutrólogo – CRM 13192 – RQE 11915
Márcio José de Souza – Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição.