Salada 1: Berinjela com castanha do Pará (ou castanha do Brasil), uva-passa e hortelã



Promessa é dívida, então vamos começar as 50 receitas de saladas que falamos no post: http://www.ecologiamedica.net/2022/01/boracomersalada.html
Promessa é dívida, então vamos começar as 50 receitas de saladas que falamos no post: http://www.ecologiamedica.net/2022/01/boracomersalada.html

A escolhida é uma receita que aprendi com a Rita Lobo. Leva berinjela, castanha do pará, uva-passa e hortelã.

Mas pra que castanha do párá?

Uai, acho a castanha mais gostosa e tem selênio. É a principal fonte de selênio na verdade. Então se às vezes esquece de comer 1 castanha por dia (e isso geralmente basta, até mesmo 1/2 unidade), a salada é uma opção para você amassar (triturar no processador) a castanha e adicioná-la, dando aquela crocância, tornando a salada mais saborosa.

Essa salada dá para utilizar no almoço e jantar? Sim. Mas também dá para ser um lanche da tarde no qual você come como um antepasto. O que faço? Compro pão de fermentação natural, faço as fatias, coloco na torradeira e depois coloco a salada em cima, como se fosse um toast.

Você precisará de:
2 berinjelas
1 cebola roxa
⅓ de xícara (chá) de castanhas-do-pará picada grosseiramente ( se for só pra você, pode pegar 1 unidade, triturar e misturar no seu prato)
⅓ de xícara (chá) de uvas-passas brancas (há quem não goste, então pode tirar, caso seja desse time)
3 ramos de hortelã
3 ramos de salsinha
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Como faremos:

  1. Coloque uma panela com água, no fogo médio.
  2. Lave as berinjelas, jogue fora as pontinhas e corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em 4 tiras e as tiras em pedaços de 3 cm. Descasque e corte a cebola em cubos médios.
  3. Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal, coloque a berinjela e deixe cozinhar por 5 minutos, até ficar levemente macia, mexendo de vez em quando para cozinhar por igual – a berinjela vai muda de cor e ficar mais escura.
  4. Transfira a berinjela para uma peneira e pressione delicadamente com as costas de uma colher para escorrer bem a água. Numa tigela, coloque a berinjela, a cebola e as uvas-passas. Tempere com o azeite, o vinagre, sal e a pimenta-do-reino – a berinjela quente absorve melhor os temperos. Deixe esfriar na geladeira por pelo menos 30 minutos.
  5. Lave, seque e pique fino as folhas de hortelã e de salsinha. Assim que a salada estiver fria, misture as ervas e a castanha picada. Sirva a seguir.

Gostou? Compartilhe com quem você gosta.

Não precisa anotar, 2023 vem o e-book gratuito com 50 opções de saladas, para convencer até quem não gosta, a comer, afinal o ser humano precisa de uma boa ingestão de vegetais. Para o bem do planeta e da própria saúde.

Fonte: https://www.panelinha.com.br/receita/Salada-de-berinjela-com-castanha-do-para-uva-passa-e-hortela

Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo

CRM-GO 13192 | RQE 11915
Telefones: (62) 99233-7973 | 3941-2998 | 3941-2974
Clínica Medicare: Rua 115-H, nº31, Setor Sul, Goiânia - GO

© Copyright 2018 Deltta Tecnologia - Todos os direitos reservados.

WhatsApp chat