Vários nutrientes são considerados essenciais para o bom funcionamento do organismo e a maioria pode ser obtido através de uma alimentação equilibrada/diversificada. Por meio de trabalhos publicados ao longo dos anos, nas diversas áreas de Ciências da Saúde, hoje sabemos bem as recomendações mínimas diárias de cada um desses nutrientes e os possíveis sinais clínicos das deficiências.
Portanto, veja 3 dos possíveis sinais que PODEM estar associados a déficits nutricionais:
🔹1- Alteração em fâneros: mudanças anormais em cabelos, pêlos e unhas. Isso inclui a queda capilar e lentidão no crescimento, além do normal e, também, unhas com crescimento lentificado e/ou quebradiças;
🔹2- Cansaço e indisposição para realizar as atividades do dia a dia: déficits de ferro e vitaminas do complexo B podem estar associados a esse sinal;
🔹3- Sinais de parestesia (formigamento/dormência em partes do corpo) e alterações cognitivas: a deficiência de vitaminas do complexo B, especialmente a B12 e B9, podem causar tais sintomas.
Vários outros sinais são comuns na deficiência nutricional, sendo necessário uma avaliação completa. E lembre-se: muitos desses sintomas podem apresentar várias outras causas, motivo pelo qual é importante o acompanhamento interdisciplinar!
Autor: Rodrigo Lamonier – Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: Dr, Frederico Lobo – Médico Nutrólogo – CRM 13192 – RQE 11915
Márcio José de Souza – Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição.
Dra. Edite Melo Magalhães – Médica especialista em Clínica médica – CRM-PE 23994 – RQE 9351
Dr. Leandro Houat – Médico especialista em Medicina de família e comunidade – CRM-SC 27920 – RQE 20548